Sindicato dos Trabalhadores
							do Poder Judiciário de 
							Mato Grosso do Sul
						
				
					
						Campo Grande/MS 04/11/2025
Notícias Voltar
FENAJUD: Senadores pedem retirada de PLS 116 da pauta
Publicado em 19/09/2017 | 17:17, pela FENAJUD:
Requerimento será lido em Plenário ainda nesta terça-feira (19). Fenajud segue acompanhamento Projeto.
Nesta terça-feira (19) o Senado Federal retirou de pauta o PLS 116/2017 para atender a solicitação formulada pelos Senadores Hélio José e Paulo Paim, e pela Senadora Vanessa Grazziotin, para audiência das Comissões de Assuntos Sociais - CAS - e de Direitos Humanos e Legislação Participativa - CDH. O requerimento será lido em Plenário. Confira aqui.
A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), reiterando o seu compromisso de defender os servidores do Poder Judiciário Estadual, acompanha atentamente o andamento do projeto de lei (PLS) 116/17, que dita regras de como os servidores públicos poderão ser exonerados em caso de insuficiência de desempenho.
O projeto propõe que os órgãos e entidades da administração pública realizem, a cada seis meses, uma avaliação do desempenho de seus respectivos servidores, podendo demitir os funcionários que receberem nota inferior a 30% da pontuação máxima estabelecida durante quatro avaliações consecutivas. Profissionais que apresentem desempenho abaixo de 50% em cinco de dez avaliações também podem ser demitidos e o afastamento estaria condicionado a um processo administrativo para tratar de cada caso.
Um dos pontos mais polêmicos do projeto é o trecho segundo o qual “a insuficiência de desempenho relacionada a problemas de saúde e psicossociais não será óbice à exoneração, se for constatada a falta de colaboração do servidor público no cumprimento das ações”.
Na prática, o concursado poderia, então, ser demitido do serviço público ainda que o eventual mau desempenho esteja relacionado a questões de saúde. Dessa forma, o PLS permite a demissão sem considerar o contexto, muitas vezes, inadequado de trabalho a que os servidores são submetidos.
Comentários (0)
 Os comentários feitos no SINDIJUS/MS são moderados. 
 Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:
 » Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos. 
 » Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
 » Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
 » Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
 » Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
 » Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
 » Que tenham característica de prática de spam.
 O SINDIJUS/MS não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.